Piscina com Borda Infinita | Modelos Maravilhosos

//Piscina com Borda Infinita | Modelos Maravilhosos

Piscina com Borda Infinita | Modelos Maravilhosos

Piscina com Borda Infinita: Como Funciona, Tipos, Detalhes Construtivos e Opinião Sobre

As mais belas casas, os resorts e hotéis aderiram de vez à piscina com borda infinita. Ela traz um surpreendente efeito visual, dando a impressão que as águas da piscina se fundem com o céu, mar, montanhas e toda a paisagem. A sensação de amplitude é ainda maior se o tom da água for próximo às cores da natureza.

Você tem um sítio ou casa de praia e deseja valorizar ainda mais sua propriedade? Então fique de olho nos detalhes da piscina com borda infinita, incluindo como pode ser construída e os projetos, e perceba o destaque que ela irá proporcionar na sua residência.

Como funciona a piscina com borda infinita?

como funciona piscina com borda infinita

Para explicar como é a piscina com borda infinita, uma ou mais laterais da mesma são construídas com menor tamanho. Isso faz com que a água transborde e dê o efeito planejado, onde a piscina parece estar se misturando com o ambiente de fundo.

Nos projetos de piscinas com borda infinita, o terreno de instalação exige um declive. As calhas são inseridas ao redor da mesma, para captar as águas que vazam pela piscina.
Um detalhe do terreno é que quanto mais alta estiver a piscina com borda infinita, maior será a impressão de infinitude.

Nas calhas colocadas em torno da piscina, a água é coletada, filtrada e volta a integrar a mesma por meio de bombas. Esse processo faz com que não tenha desperdício, reaproveitando a água.

Para incrementar o acabamento da piscina e melhorar a decoração do ambiente externo, as calhas são preenchidas com pedras e cascalhos. Estes materiais também servem como uma espécie de filtro bruto, com o intuito de barrar as sujeiras maiores.

Tipos de piscina com borda infinita

Piscina com borda infinita paisagem no fundo

A construção de piscina com borda infinita pode ser feita de duas formas. A primeira, que já foi explicada anteriormente, é a mais tradicional. Neste método, as bombas instaladas no reservatório são responsáveis pelo retorno da água na piscina.

A desvantagem deste tipo de piscina com borda infinita é com relação aos gastos da obra, que pode ficar até 10% mais cara. Isso porque há custos com as tubulações do sistema, bombas e a construção do reservatório de água.

Falsa Borda Infinita?

Já a segunda possibilidade de como fazer uma piscina com borda infinita utiliza a chamada “falsa borda infinita”.
Esta modalidade é mais econômica e a água só transborda se houver movimentação na superfície. Assim como na versão tradicional, a água é despejada numa calha, que também é recoberta por cascalhos.

O que muda nessa piscina com borda infinita é que o sistema de bombas não faz parte do projeto, barateando a obra. A ressalva é que você economiza em equipamentos porem existe nesse caso o desperdício de água, sendo assim terá que fazer a reposição da água manualmente, de tempos em tempos, principalmente quando o uso for mais constante.

Na piscina de falsa borda infinita, o mesmo efeito visual, beleza e sofisticação são proporcionadas. Por isso, é de sua escolha e de acordo com seu bolso o melhor tipo de piscina com borda infinita.

Detalhes de construção da piscina com borda infinita

Reservatório do tipo cascata

Piscina borda infinita cascata
Nestas piscinas com borda infinita, as calhas ficam mais abaixo do nível da piscina, com intuito de formarem lindas cascatas.
As bombas do reservatório cascata exigem maior potência, já que as águas transbordadas são lançadas com velocidade.
Deste modo, a vazão mínima é de 28m³/h, de acordo com cada metro linear de borda infinita. A espessura da lâmina da água no escoamento varia de 16 mm a 25 mm.

Reservatório do tipo vertedouro
Piscina borda infinita vertedouro
No reservatório vertedouro, as calhas ficam mais próximas da piscina. Nesta situação, as bombas possuem menor potência, pois o movimento das águas é mais vagaroso.
O sistema vertedouro precisa de uma vazão de 4 m³/h, referente a cada metro linear de borda infinita. Já a espessura da água no escoamento alterna de 3 mm a 6,5 mm.

Tanque de armazenamento de água

Para saber o dimensionamento correto do tanque de água, onde a mesma é acumulada até retornar à piscina, há uma fórmula para isso.
Multiplique a área da superfície da piscina com borda infinita por 15 cm ou até 20 cm. O resultado simula o volume necessário do tanque de armazenamento de água.

• Estrutura da piscina

É importante saber como é feita piscina com borda infinita, pois a mesma requer uma estrutura mais fortificada, paredes mais grossas que as normais, fundações com estacas e tubulões.

Além disso, as ferragens precisam ser menos espaçadas e possivelmente, ferragens duplas. Se as piscinas tiverem bordas infinitas de grandes proporções, é indispensável que o projeto seja mais estruturado.

Outro ponto relevante refere-se à hidráulica da piscina, já que é fundamental colocar válvulas de retenção nas diversas tubulações. Estas são responsáveis por manter o sentido único de movimentação das águas.

Com isso, a água acumulada no reservatório vai somente em direção à piscina, isto é, não retornam aos tanques de armazenamento. Assim, as válvulas de retenção evitam sobrecarregar as bombas.
Por todos esses motivos acima indicamos a colocação da borda infinita somente em piscinas de alvenaria.

Piscinas de fibra de vidro com borda infinita

As piscinas desenvolvidas com o material de fibra de vidro se tornaram populares no Brasil. Um dos fatores do sucesso da piscina de fibra de vidro é a facilidade da instalação.

A questão negativa da piscina de fibra é a padronização. Essas piscinas são feitas com um molde, e esses moldes tem alto custo, servindo para produzir centenas de piscinas, sendo assim, se você busca personalização deve escolher piscina de alvenaria, onde pode variar o formato, todas as dimensões e ainda o tipo de revestimento, as cores, ou seja, existem infinitas possibilidades.

As piscina de fibra com borda infinita exigem um cuidado maiúsculo no momento do projeto e execução, portanto para projetos que buscam maior sofisticação e beleza e a borda infinita sempre indicamos as piscinas de alvenaria.

Piscina com borda infinita de vidro

Piscina com borda infinita vidro

Uma ou mais laterais da piscina podem ser de vidro, ou ainda, o fundo da mesma. O efeito da piscina com borda infinita de vidro resulta em sofisticação, harmonia com o ambiente externo e liberdade, pois a instalação da mesma em lugares altos dá a sensação de que você está voando.

O vidro inserido na piscina para suportar bem a pressão exercida pela água, deve ter maior espessura, quando comparado a um vidro utilizado em janelas, por exemplo.
Além disso, o vidro instalado nas bordas da piscina tem que ser multi laminado e temperado, assegurando maior resistência.

Afinal, piscina com borda infinita é perigosa?

Isso depende muito do projeto. Caso a piscina com borda infinita estiver localizada num local alto, é fundamental que a calha ao redor da borda seja larga, servindo como recurso de segurança.
Por outro lado, se a borda infinita da piscina for próxima ao solo, esta não oferece riscos de segurança.

Nossa Opinião

O efeito impactante que a piscina com a borda infinita promove, concebendo beleza e sofisticação, é o fator responsável pelo aumento da sua procura. A piscina reproduz a ilusão de ótica de que a mesma não tem fim, parecendo que está interligada ao céu, mar ou à natureza ao redor.

Portanto caso exista a possibilidade da instalação da piscina com borda infinita, ou seja, local com declive e paisagem ao fundo, a piscina com borda infinita é ideal para que tenha uma piscina fantástica, maravilhosa.

2018-03-16T11:23:38+00:00