//Piscina de Alvenaria – Tudo Sobre Construção

Piscina de Alvenaria – Tudo Sobre Construção

Tudo sobre a construção da sua Piscina de Alvenaria

Seja no verão ou em qualquer outra época do ano, ter uma piscina de alvenaria em casa é sempre algo muito agradável, poder receber os amigos para um churrasco, se refrescar em um dia particularmente quente ou ainda pegar aquele bronzeado.

Seja qual for o motivo, não podemos negar que uma piscina faz toda a diferença, além do conforto de não precisar sair de casa para clubes, ou mesmo dividir seu espaço com centenas de pessoas que muitas vezes estão ouvindo músicas que não fazem o seu gosto, deixando o que era para ser um dia relaxante bastante frustrante.

Dessa forma, construir uma piscina em casa pode ser uma saída para esses problemas e um upgrade para sua vida de lazer e social. Nesse sentido, viemos aqui demonstrar as diversas formas que você pode conceber sua piscina e o que melhor combina com sua casa e sua personalidade.

Projetamos e Executamos a construção da sua piscina, entre em contato:
(31) 2520-5059

A CONSTRUÇÃO DA PISCINA

Uma vez decidido pela construção da piscina só não vale sair por aí contratando qualquer um que diga que sabe construí-la, dessa forma, vamos falar aqui dos componentes de uma piscina para que você entenda um pouco mais antes de procurar um profissional para te ajudar com essa empreitada.

A ESTRUTURA DA PISCINA DE ALVENARIA

piscina de alvenaria

Existem diferentes formas de executar a construção de uma piscina, o modelo que tem a maior durabilidade, menos custo de manutenção e ainda total liberdade para personalização, seja com desenhos, formatos e ainda com os revestimentos são as piscinas de alvenaria ou concreto armado.

Para a instalação, não basta um simples buraco no chão com concreto, nesses casos além da escavação é seguida pela montagem da estrutura que deve ser feita tendo em vista cálculos de engenharia que preveem diversas situações; daí a importância de contratar uma equipe que realmente sabe o que está fazendo.

IMPERMEABILIZAÇÃO DA PISCINA

impermeabilização-de-piscina

As Piscinas de alvenaria ou concreto armado devem ser impermeabilizadas, essa etapa deve ser feita durante a construção, evitando a exposição da fundação à umidade que muito provavelmente pode comprometê-la. Entre as formas de impermeabilizar, estão a manta asfáltica e a pintura impermeabilizante que se realizadas corretamente (juntamente com uma camada protetora) garantirão que a piscina não te dará dor de cabeça.

REVESTIMENTO

Aqui é o momento de usar a criatividade e utilizar-se de diversos materiais para fazer sua piscina se destacar e ter um toque de personalização único. Aqui podem ser utilizados diversos materiais como cerâmica, pedras, azulejos, entre outros acabamentos.

Então, conte conosco para sugerir o revestimento que mais combina com a sua piscina de alvenaria, ou até mesmo orientar sobre as opções que você escolheu.

SISTEMA DE FILTRAGEM PARA PISCINA

Independentemente do tipo de piscina, seja de alvenaria, fibra ou vinil, esta deve possuir um sistema de filtragem, consiste em um ralo no fundo e um sistema de bomba que mantenha a água circulando por um sistema de filtragem (existem diversos tipos, sendo o de areia o mais popular).

A única variante aqui é a dimensão desse sistema de filtragem que deve ser proporcional ao tamanho e volume da piscina.

Sitema de filtragem piscina alvenaria

O dimensionamento é feito da seguinte forma:

Deve-se multiplicar as dimensões da sua piscina: Comprimento x Largura x Altura.

Exemplo:
8 metros de (C)comprimento x 4 metros de (L)largura e 1,40 metros de (H)altura.

8 (C) x 4 (L) x 1,40 (H) = 44,80 M3, ou seja, quarenta e quatro mil e oitocentos litros.

É recomendado que o filtro consiga fazer a filtragem completa da piscina em no máximo 8 horas.

Conclusão:

Dessa forma: 44,80 M3 / 8 Horas = 5,6 M3/hora, ou seja, o filtro deve ter a capacidade de filtragem de no mínimo cinco mil e seiscentos litros de água por hora.

Solicite o seu orçamento agora:
(31) 2520-5059

PISCINAS DE ALVENARIA PERSONALIZADAS

piscina-personalizada

Falamos dos componentes básicos de uma piscina acima, tudo o que não pode faltar, agora vamos adentrar a parte mais decorativa da coisa, que é personalizar a sua piscina, ornando com o ambiente proposto.

Na hora de personalizar a sua piscina, vale a pena atentar-se aos itens certos, ao invés de diversos acessórios que simplesmente não combinam juntos ou com o ambiente ao redor da piscina. Acessórios exuberantes como chafarizes e iluminações de diversas cores pode ser a pedida correta.

Falando em iluminação de piscinas, esta pode ser a pedida certa para tornar o ambiente bastante aconchegante, utilize os refletores LED, mas lembre-se que revestimentos claros intensificam o efeito da luz, podendo chegar até a incomodar.

Quando a piscina tem o revestimento da cor azul a iluminação traz uma ótima fotografia para o ambiente.

Outra forma de personalizar sua piscina de alvenaria está no formado, podendo ser mais que os simples quadrados ou retângulos, como curvas suntuosas que dão um aspecto bastante moderno. Mas deve se atentar a função que a piscina terá, caso o foco seja o nado, o ideal é que ela seja a mais extensa possível.

Desenhos são uma ótima opção para combinar com o ambiente proposto, além disso, como dito acima, o revestimento pode ser utilizado para isso, fazendo mosaicos com pastilhas de cerâmica, por exemplo.

Existem diversas formas de deixar esse ambiente mais aconchegante, podendo se utilizar de plantas naturais ou sintéticas, caso o projeto tenha uma identidade mais rústica, a colocação de rochas ao lado da piscina de alvenaria irão proporcionar um ambiente ainda mais diferenciado e belo.

 

PISCINAS DE ALVENARIA COM HIDROMASSAGEM

A ideia de ter um espaço em casa que te proporcione algumas horas de relaxamento é muito arrebatadora, certo? Então, juntar a piscina com uma hidromassagem em casa é verdadeiramente o céu de muitas pessoas.

A hidromassagem é basicamente um sistema com bombas de alta pressão que expelem água por retornos localizados em pontos estratégicos; você tem ainda a opção de incluir um sistema de aquecimento para piscina.

Imagina só apreciar uma bebida com seus amigos numa tarde de verão sentados nessa piscina só conversando e relaxando, é uma ideia e tanto, certo?

 

PISCINAS DE ALVENARIA COM BORDA INFINITA

piscina com borda infinita

As piscinas de alvenaria com borda infinita são um novo conceito que vem se difundindo com bastante força, elas têm a capacidade de dar uma sensação de amplitude. A água fica na altura das bordas e estas são bastante minimalistas, destacando o ambiente.

Essa composição é ideal para ambiente com declive, uma vez que favorecem uma visão ampla do ambiente, aqui é bastante palatável utilizar bastante o paisagismo, abusar das plantas, iluminação, decks de madeira, dentre outros artifícios.

A diferença mais marcante no que diz respeito a estrutura está no sistema de filtragem, como a água deve estar sempre rente a borda, o ralo não fica no fundo da piscina, mas em uma espécie calha depois da borda.

Isso mesmo, para dar esse efeito, a água está sempre transbordando e caindo em um sistema especial que filtra a água e a retorna para a piscina. Essa característica pode ainda ser usada como recurso paisagístico, dando a impressão de uma cascata, basta colocar a calha na altura do fundo da piscina.

PISCINA DE ALVENARIA COM PRAINHA

piscina com prainha

Piscinas de alvenaria com prainha também são uma opção bastante difundida hoje em dia, ideal para quem quer promover ambientes ainda mais confortáveis. Que tal conversar sentado dentro da piscina, com água quente e ainda bicos de hidromassagem nas costas…

Existem projetos na qual pode ser feito ao invés de uma prainha uma banheira SPA de hidromassagem em alvenaria acoplada a piscina.

Basicamente a prainha é uma área bem mais rasa, contudo ainda conectada ao corpo principal da piscina. Esses projetos devem ter uma atenção especial no quesito segurança, utilizando pisos antiderrapantes e, se possível, bordas arredondas a fim de evitar acidentes.

ACESSÓRIOS PARA PISCINAS

Diversos são os acessórios que você pode explorar a fim de deixar sua piscina ainda mais agradável e não necessariamente devem ser só um item de decoração, muitos acessórios tem funções super úteis para o dia a dia. Segue aqui uma lista de alguns itens que podem facilitar bastante sua vida:

  • Tratamento da água da piscina com Ozônio

As Piscinas são uma opção muito divertida, contudo, os produtos químicos como o Cloro, por exemplo, ressecam a pele e o cabelo.

Você já imaginou uma piscina totalmente sem cloro?

Com o gerador de ozônio isso é possível. Esse tratamento elimina grande parte dos microorganismos que se desenvolveriam na piscina sem cloro, aí sim, você pode aproveitar seu dia ensolarado sem ressecar sua pele.

  • Aquecedores

Piscinas aquecidas estão na lista de sonhos de muitas pessoas que pensam em um dia relaxante sem enfrentar a água gelada! Ideal para lugares frios, onde a temperatura impediria um divertido dia de brincadeiras na piscina, você consegue se imaginar tomando banho de piscina em temperaturas com 10°C?

Muitas vezes você poderá desanimar de tomar um banho de piscina por causa da temperatura da água, mesmo em um país tropical como o Brasil, estima-se que você terá sol para um banho de água gelada somente em 40 % do ano.

Os 3 Sistemas de Aquecimento para piscina:

  1. Aquecedor Solar para Piscina – É o sistema mais utilizado hoje em dia, pois gera é ecológico e tem baixíssimo custo de manutenção.

Nesse sistema as placas ficam normalmente no telhado, a própria bomba da piscina (ou uma bomba adicional) fará a circulação da água entre a piscina e as placas solares, no momento em que o sensor de temperatura das placas solares atingirem a temperatura programada a bomba é acionada automaticamente.

Esse sistema faz com que você tenha água quente em até 70 % do ano. A eficiência do sistema de aquecimento solar é tão grande que somente o mormaço já proporciona o aumento da temperatura da piscina.

  1. Aquecimento de Piscina com Trocador de Calor –  Sistema ainda muito utilizado principalmente em clubes e academias.

Esse sistema é elétrico porem muito mais econômico do que uma resistência elétrica, funciona como um ar condicionado invertido, pois ele recebe o ar ambiente, que aquecerá o sistema de gases internos desse equipamento e conseqüentemente a água que irá circular dentro da serpentina do Trocador de Calor.

  1. Aquecimento de Piscina à gás – O sistema de aquecimento à gás teve uma queda acentuada na instalação após o surgimento do sistema de aquecimento solar.

O Sistema de aquecimento à gás é o sistema mais eficiente para aquecimento de piscinas, mais rápido e funciona bem  porem é também o sistema que tem a manutenção mais cara por conta do consumo de gás. Por esse motivo esse sistema torna-se mais viável quando é agregado ao sistema de aquecimento solar ou com o trocador de calor.

Nesse artigo demonstramos do mais básico que você precisa saber sobre uma piscina de alvenaria, como sua estrutura, até suas características ligadas ao design, como piscinas de alvenaria com borda infinita, acessórios iluminação e de apelo paisagístico para que você construa o ambiente exatamente do jeito que você deseja e sonha.

Projetamos e Executamos a construção da sua piscina, entre em contato:
(31) 2520-5059

2018-03-16T11:44:54+00:00